sábado, 29 de abril de 2017

III CONGRESSO INTERNACIONAL "FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E PRÁTICAS DE DECOLONIZAÇÃO NA AMÉRICA LATINA"


APRESENTAÇÃO

O III Congreso Internacional Red FEIAL tem como antecedentes o I Colóquio Procesos de la diversidad cultural en la formación social y educativa, organizado pela UNAM (Universidade Autônoma do México), através da Facultad de Estudios Superiores Aragón (FES), a UnB (Universidade de Brasilia) e a UFG (Universidade Federal de Goiás), Brasil. Esta última, sediou o evento, ocorrido de 27 de julho a 07 de agosto de 2009. Com o interesse de dar continuidade a este trabalho de intercâmbio acadêmico entre México e Brasil, foi organizado o I Congreso Internacional La interculturalidad en la formación social: una perspectiva de la educación superior, o qual não só contou com outras universidade, mas, também, possibilitou chegar a acordos que  consolidaram a área, bem como somou e estreitou vínculos interinstitucionais entre a Facultad de Estudios Superiores Aragón, a Universidad Autónoma Benito Juárez de Oaxaca e a Escuela Normal Binligue e Intercultural (as duas últimas pertencentes ao estado de Oaxaca, México). Essa três instituições sediaram o I congresso. O II Congreso Formación en educación intercultural, retos y desafíos del siglo XXI foi coordenado pela Universidad Autónoma Benito Juárez de Oaxaca. Aqui se destaca a inclusão da Universidad Veracruzana e o surgimento da Rede FEIAL, bem como a nomeação do Dr. Gunther Dietz como seu presidente e, ao mesmo tempo, a institucionalização da mesa diretiva da Rede. Da mesma maneira, o objetivo era incorporar mais instituições de educação superior na América Latina e no Caribe e incluir, em uma etapa posterior, países de outros continentes, tendo como base a comunicação entre pares, além de outras redes acadêmicas que trabalham a mesma temática.

OBJETIVOS DA RED FEIAL:
* Promover a vinculação entre as instituições de educação básica, superior e instituições que favoreçam práticas de educação intercultural.
* Identificar projetos, avanços, resultados e propostas de experiências de investigação na área de educação intercultural e bilíngue.
* Fomentar uma cultura de investigação em educação na formação intercultual bilíngue e intercâmbios acadêmicos entre estudantes, docentes, pesquisadores e instituições.
* Apoiar no desenvolvimento de práticas de programas de educação básica de licenciatura e pós-graduação a partir da perspectiva intercultural e bilíngue.
* Fortalecer redes temáticas e grupos acadêmicos em educação intercultural e bilíngue.
* Socializar e difundir os aportes teórico-metodológicos sobre esse campo de estudo nos cenários nacionais e internacionais.
Nesse contexto concordou-se em organizar o III Congresso Internacional da Red FEIAL denominado “Formação em educação, interculturalidade e práticas de decolonização na América Latina” que ocorrerá na cidade de Goiânia (GO) de 26 até 29 de julho de 2017.
Para acessar a convocatória completa, acesse o link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário