segunda-feira, 18 de setembro de 2017

GT sobre Escola Pública/Ensino de História - Semana de História UFU

Prezados/as Colegas,

entre 13 e 17 de novembro, acontecerá a Semana de História da Universidade Federal de Uberlândia, em que a profa. dra. Leandra Domingues Silvério (UFTM) e eu coordenaremos um GT sobre escola pública e ensino de História.

Por favor, divulguem entre seus contatos e, se tiverem interesse, façam suas inscrições.
Abaixo, algumas informações sobre o GT e sobre os procedimentos para inscrição.

Um abraço,
Artur.

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Sobre o GT:
Título: "Educação, escola pública, ensino de história: percursos investigativos e desafios contemporâneos"
Coordenadores: Profa. Dra. Leandra Domingues Silvério e Prof. Me. Artur Nogueira Santos e Costa
Proposta: Este Grupo de Trabalho está sintonizado com a necessidade de se debater as questões relativas à educação, à escola pública e ao ensino de história, como dimensões importantes da formação de professores/as e historiadores/as. Nesse sentido, seu objetivo é constituir um espaço de diálogo e de interlocução entre pesquisadores/as e interessados/as nessa temática, para problematizar percursos investigativos e/ou experiências didáticas que tenham como foco possíveis articulações entre educação e ensino de história. Se, de um lado, a proposta é reunir trabalhos oriundos de pesquisas acadêmicas forjadas em diferentes etapas (graduação, mestrado, doutorado), por outro, procura também valorizar reflexões desenvolvidas no interior de programas formulados como políticas públicas, a exemplo do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Além disso, se abre para professores/as da educação básica que queiram pensar criticamente suas práticas de ensino e/ou relatar experiências construídas no âmbito da escola pública. Desse modo, portanto, o Grupo de Trabalho situa, como horizonte de interesses, alguns eixos gerais e abertos: ensino de história/escola pública; currículos; práticas de ensino; educação e movimentos sociais; educação e lutas pela democracia; educação e diversidade/diferença; processos de ensino e de aprendizagem; políticas públicas para a educação; livros didáticos e conhecimento. Parte do princípio de que todos esses eixos são movimentos históricos e convida historiadores/as e profissionais de áreas afins para discuti-los.

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Instruções gerais para as inscrições
A inscrição deverá ser feita por meio eletrônico. A ficha de inscrição e o comprovante de pagamento (e, quando for o caso, o resumo e o trabalho completo) devem ser enviados, com o assunto “Ficha de Inscrição”, exclusivamente para o e-mail do evento: <sdhufu2017@gmail.com>;
O pagamento das inscrições no evento será gerenciado pela Fundação de Apoio Universitário (FAU). Para gerar o boleto para o pagamento da taxa de inscrição, acesse o link da Semana de História UFU 2017 na Plataforma Online de Eventos Acadêmicos da FAU;
A Plataforma Online de Eventos Acadêmicos da FAU deverá ser utilizada, portanto, apenas para gerar o boleto para o pagamento da taxa de inscrição. Apesar de haver na Plataforma da FAU um campo específico para o envio de trabalhos, pede-se que ele seja desconsiderado, uma vez que tanto o resumo (a ser preenchido diretamente na ficha de inscrição) quanto o trabalho completo devem ser enviados unicamente para o e-mail do evento;
Para os(as) que se inscreverão na modalidade “apresentador(a) de trabalho”, além da ficha de inscrição e do comprovante de pagamento, será preciso enviar também para o e-mail do evento o resumo do trabalho e, posteriormente (conforme cronograma), o texto completo a ser publicado nos anais eletrônicos;
Cada inscrição (com ou sem apresentação de trabalho) dará o direito de participação em duas atividades. Para acessar o cronograma das atividades (CINEdebate, Minicurso e Oficina) basta clicar aqui.
Para os GRADUANDOS que desejarem solicitar a isenção da taxa de inscrição, basta acessar o: Edital para isenção de taxa de inscrição.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail do evento: <sdhufu2017@gmail.com>

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